Terapias alternativas para tratamento de transtornos do sono

Jun 7, 2018 | Yoga

Artigo: Transtornos do sono incomodam cada vez mais os jovens e adolescentes, segundo pesquisa

Em entrevista ao jornal Notícias do Dia, Chris Nirvano, professora de Meditação Mindfulness e Iyengar Yoga, da Clínica Cardiosport, fala sobre a importância de terapias alternativas para o tratamento e prevenção de transtornos do sono. Confira:

Criar condicionamento

Se medicamentos não são bem-vindos na maioria dos casos de transtorno do sono, as terapias alternativas são cada vez mais procuradas e comprovadamente indicadas para a cura. Chris Nirvano, professora de meditação Mindfulness e Iyengar Yoga em Florianópolis, afirma que sempre mais as pessoas chegam às aulas com o objetivo de eliminar a insônia, ter melhor qualidade de sono e diminuir a ansiedade – que está por trás da insônia, muitas vezes.

Ela explica que nesse tipo de tratamento é preciso guiar a mente, trazê-la para o silêncio. “Relembrar que ela pode repousar e vivenciar o momento presente. Ela repousa atrás dos fluxos dos pensamentos, e isso você pratica com a meditação, que leva ao estado de repouso em alerta. Uma atenção plena, e não de tensão”, diz. Por meio de meditação e yoga, também é possível reverter tudo que o transtorno do sono bagunçou no corpo, equilibrando o metabolismo e tornando o sistema imunológico mais resistente. Porém, quando se busca êxito, é preciso praticar várias vezes, criar condicionamento, se fortalecer. “Como em tudo que se inicia, é preciso esforço, um momento de pausa diária para reequilibrar o sistema, conhecer seus limites e dar foco ao presente”, coloca Chris.

Para conferir o artigo completo, acesse a matéria na íntegra, no portal ND Online.

Fonte: ND Online.