Reabilitação Cardiovascular na Doença Arterial Coronariana

 

 

 

 

Assim como qualquer outro órgão, o coração também precisa manter-se vivo e saudável para funcionar corretamente. Em pacientes com doença arterial coronariana, a Reabilitação Cardiovascular cumpre papel fundamental, permitindo uma melhor irrigação do músculo cardíaco, revertendo a progressão de patologias e prevenindo a ocorrência de novos eventos prejudiciais à saúde.   

 

O que é a doença arterial coronariana?

 

As artérias que levam sangue para o próprio músculo cardíaco (e permitem que ele siga batendo) são as chamadas coronárias. A doença coronariana acontece quando placas de ateroma (popularmente conhecidas como “placas de gordura”) se desenvolvem e se acumulam nestes vasos sanguíneos, levando à obstrução parcial ou total da passagem do sangue.

 

Essa obstrução pode impactar na irrigação do músculo cardíaco e causar vários problemas. Entre eles, podemos citar:, dor (angina), cansaço extremo, insuficiência cardíaca crônica e infarto, ou seja, a morte das células que deveriam ser irrigadas pelo vaso que obstruiu.

 

Os fatores que elevam o risco de doença coronariana são:

  • Características genéticas;

  • Tabagismo;

  • Hipertensão;

  • Colesterol elevado;

  • Diabetes;

  • Histórico familiar de doença coronariana;

  • Sedentarismo;

  • Obesidade;

  • Estresse.

 

O que é Reabilitação Cardiovascular?

 

Os efeitos protetores da atividade física sobre a incidência de doenças cardiovasculares é conhecido desde a década de 1950. O exercício físico melhora a sensibilidade à insulina, acelera a queima de gorduras, aumenta a capacidade que as artérias têm de dilatar e contrair, mantém a densidade mineral óssea, a capacidade metabólica muscular e aperfeiçoa a circulação sanguínea como um todo.  

 

Quando praticamos exercícios físicos regulares e nos alimentamos de forma saudável, sem ter nenhum diagnóstico de doença cardiovascular, fazemos o que os especialistas chamam de prevenção primária. Porém, quando sofremos com alguma doença do coração, realizamos algum procedimento médico e desejamos evitar que o problema progrida ou se repita, precisamos praticar a prevenção secundária.

 

De acordo com as recomendações da American Heart Association (AHA), do American College of Cardiology e da European Society of Cardiology, a Reabilitação Cardiovascular é fundamental para a prevenção secundária.

 

“Trata-se de um programa completo que oferece cuidados médicos, prescrição de exercício de acordo com a cardiopatia e, inclusive, assistência aos familiares dos pacientes, estimulando mudanças conjuntas no estilo de vida”. Dra Ananda Caixeta Carneiro (CRM 15082 | Cardiologia 11783).

 

Os programas de Reabilitação Cardiovascular envolvem a supervisão do tratamento farmacológico, aconselhamento nutricional e psicológico, com especial atenção para suspensão do tabagismo e uso de drogas em geral. O acompanhamento dos fisioterapeutas e dos educadores físicos nas sessões de treinamento possibilita uma evolução mais rápida e segura dos pacientes.

 

“A intervenção multidisciplinar deve ter como objetivo final não só a melhoria do estado fisiológico nessa população, mas também psicológico, ensinando-lhes como controlar o estresse, enfrentar a depressão e a ansiedade” Dra Ananda Caixeta Carneiro (CRM 15082 | Cardiologia 11783).

 

Os pacientes elegíveis para participar de programas de Reabilitação Cardiovascular são aqueles que sofreram um infarto agudo do miocárdio (IAM), foram submetidos à cirurgia cardíaca (revascularização ou troca valvar) ou outro procedimento, como angioplastia e transplante cardíaco ou cardiopulmonar. Os portadores de insuficiência cardíaca crônica, angina estável, doença vascular periférica e pacientes com alto risco de desenvolverem doença cardíaca futura também podem participar.

 

Como funciona a Reabilitação Cardiovascular?

 

A prática de exercícios físicos dentro do programa de Reabilitação Cardiovascular permite que os pacientes voltem a fazer esforços com o próprio corpo de forma progressiva e segura. No entanto, é preciso levar em conta que cada pessoa apresenta características e condições de saúde particulares. A prescrição de exercícios deve ser personalizada.

 

Por isso, antes de iniciar o programa, os pacientes precisam passar por uma avaliação médica Nela, são estabelecidas metas individuais, seguras e realistas para cada um. Nesta etapa, o teste ergométrico e o teste cardiopulmonar são de fundamental importância. Com eles, é possível ter uma visão ampla das condições físicas de cada pessoa e prescrever um treinamento exclusivo.    

 

“O programa de Reabilitação Cardiovascular envolve tanto exercícios de resistência aeróbica quanto treinamento de força, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. Ele é feito sempre de forma supervisionada e respeitando a patologia e a condição clínica de cada paciente” (Dra Ananda Caixeta Carneiro (CRM 15082 | Cardiologia 11783).

 

A Reabilitação Cardiovascular é um método bastante seguro. O programa ajuda os pacientes a recuperarem a independência e a qualidade de vida. Reduz os fatores de risco para novas complicações, diminui a incidência de transtornos psiquiátricos e contribui de forma efetiva para a redução da mortalidade.

 

Se você é portador de cardiopatia, procure seu médico, esclareça suas dúvidas e faça uma avaliação clínica completa, com profissionais especializados. O programa de Reabilitação Cardiovascular pode ajudar você a mudar os seus hábitos e a ganhar saúde.

 

A Cardiosport atua desde 1997 no tratamento e na prevenção de doenças cardiovasculares. Conheça o nosso programa de Reabilitação Cardiovascular.


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Cardiosport

A Clínica Cardiosport de Prevenção e Reabilitação foi fundada em 1997 e, desde então, tem como proposta a promoção de saúde.

Saúde

Agendamento telefônico

Aviso

Segunda a sexta, das 7h às 20h 

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico. 

Horário de funcionamento

Segunda à sexta, das 7h às 20h30 

Responsável Técnico:

Dr. Tales de Carvalho - CRM-SC: 4557

Clínica

Siga a Cardiosport:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Clínica Cardiosport