Análise de movimento 3D: Esporte e qualidade de vida.

November 16, 2018

 

A análise de movimento 3D é um sistema de avaliação utilizado para investigar o comportamento das articulações durante gestos comuns no esporte e no nosso dia a dia, como caminhar, correr e agachar.

 

O exame é conduzido por fisioterapeuta, e auxilia na performance esportiva de atletas amadores e profissionais. Com ele, é possível aperfeiçoar a técnica e a eficiência energética. Pode-se, também, identificar movimentos patológicos, que prejudicam o desempenho e levam à lesões.

A avaliação também costuma ser determinante para a melhora da qualidade de vida de idosos e de pessoas que sofrem com disfunções, patologias e dores articulares.

 

Durante a avaliação, busca-se entender e relacionar o movimento - ou da má qualidade do movimento - com as queixas e limitações do paciente.

Com a análise de movimento 3D, é possível:

 

  • Aperfeiçoar a técnica esportiva;

  • Identificar movimentos patológicos e prevenir lesões;

  • Determinar excessos de amplitude, limitações e compensações de movimentos;

  • Realizar diagnóstico dinâmico para correção e reabilitação;

  • Identificar precocemente doenças como artrose, parkinson e esclerose múltipla;

  • Melhorar o rendimento esportivo e a qualidade de vida;

 

“O corpo humano tem a tendência de economizar energia e de se adaptar à diversas situações para continuar funcionando. Por conta disso, muitas vezes, nós realizamos pequenos movimentos que podem trazer prejuízo a longo prazo - ou que são sintomas de algum problema - e nem percebemos”.  Ricardo Gonçalves Schröder, Fisioterapeuta (CREFITO: 111349).

 

Como é feita a análise de movimento?

 

A análise de movimento 3D é realizada através de equipamentos de alta tecnologia e precisão. O fisioterapeuta responsável distribui 24 marcadores refletivos ao longo do corpo do paciente (tronco, pelve, quadril, joelhos e tornozelos).

 

Com os marcadores instalados, de acordo com o protocolo, pede-se para que o paciente realize os movimentos de caminhada e alguns tipos de agachamento (sobre uma e duas pernas).

 

Câmeras com recursos infravermelho e alta velocidade identificam a movimentação dos marcadores reflexivos e reconstroem os gestos do paciente digitalmente, e em três dimensões.

 

“Com a análise de movimento 3D, o profissional pode ver as relações e comportamentos do sistema articular como um todo, não apenas uma parte isolada. Casos de compensações de movimento na região do quadril podem, por exemplo, influenciar movimentos incorretos ao nível dos joelhos”. Ricardo Gonçalves Schröder, Fisioterapeuta (CREFITO: 111349).

 

Individualidade biológica

 

Após a gravação, as informações são processadas por um sistema específico e oferecem uma representação gráfica e quantitativa dos movimentos da pessoa. No entanto, cabe ao fisioterapeuta a interpretação dos resultados.

 

Existem, na literatura científica, inúmeros parâmetros já estabelecidos sobre o que pode ou não ser considerado normal no movimento humano. Algumas doenças provocam, inclusive, gestos que podem ser identificados na análise de movimento 3D.

 

“Existem, porém, pessoas com características próprias, que precisam ser levadas em consideração pelo profissional que realiza o exame. Os achados devem ser sempre relacionados com os parâmetros científicos, mas também com a individualidade de cada paciente. A interpretação do fisioterapeuta é muito importante.” Ricardo Gonçalves Schröder, Fisioterapeuta (CREFITO: 111349).

 

Consulta de retorno

 

Os resultados da análise de movimento 3D levam cerca de 10 dias para ficarem prontos. Por conta do grande volume de informações, é necessário realizar uma consulta de retorno. Nela, o fisioterapeuta que interpretou o exame irá explicar detalhadamente quais os achados obtidos.

 

“No retorno, nós desmembramos as informações para que a pessoa possa se entender e entender o que está acontecendo. A partir daí, começa a reeducação dos movimentos, com possíveis encaminhamentos para outros tratamentos e profissionais” Ricardo Gonçalves Schröder, Fisioterapeuta (CREFITO: 111349).

 

A Cardiosport oferece estrutura completa para diagnóstico, tratamento de lesões, correção de gestos esportivos e aperfeiçoamento das capacidades físicas. A clínica conta com espaços dedicados para a fisioterapia individualizada, treinamento funcional, pilates, yoga e academia. O atendimento médico em consultório é integrado a diversos outros profissionais da área da saúde, como educadores físicos, nutricionistas e fisioterapeutas.

Venha para a Cardiosport e melhore o seu desempenho esportivo e a sua qualidade de vida!


Sobre o autor: Ricardo Gonçalves Schröder (Crefito: 111349) é especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Rio Grande do Sul (IOT-RS). Trabalhou como pesquisador clínico pelo Hip Preservation Center no centro hospitalar Baylor Medical University Center, chefiado por Hal D Martin. Realizou a formação em Síndromes do Movimento junto a Washington University - St Louis, MO. Possui ampla experiência em estudos biomecânicos, desordens musculoesqueléticas, processos pós-operatórios e análise de movimento 3D. Atualmente, trabalha em projetos visando estabelecer a relação biomecânica entre as alterações morfológicas do quadril com a coluna lombar e a validação de testes musculoesqueléticos para diagnosticar e diferenciar a dor posterior do quadril.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Cardiosport

A Clínica Cardiosport de Prevenção e Reabilitação foi fundada em 1997 e, desde então, tem como proposta a promoção de saúde.

Saúde

Agendamento telefônico

Aviso

Segunda a sexta, das 7h às 20h 

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico. 

Horário de funcionamento

Segunda à sexta, das 7h às 20h30 

Responsável Técnico:

Dr. Tales de Carvalho - CRM-SC: 4557

Clínica

Siga a Cardiosport:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Clínica Cardiosport