O colesterol é visto pela maioria das pessoas como um grande vilão. No entanto, esta substância é essencial para a vida. Prova disso é que o nosso organismo produz colesterol - independentemente do que a gente coma. Ele é peça importante na estrutura das células, na composição dos hormônios (estrógeno e testosterona) e para os sais biliares, fundamentais para a digestão de gorduras, por exemplo.

 

O que faz do colesterol o grande vilão dos dias de hoje é o estilo de vida inadequado. O sedentarismo, a alimentação rica em produtos industrializados, o estresse e os hábitos nocivos como beber álcool em excesso e fumar desequilibram o organismo humano e o mecanismo de transporte do colesterol - o que pode causar doenças sérias, como o infarto do coração e o acidente vascular cerebral (AVC).

 

“Existe no Brasil uma cultura excessivamente intervencionista de tentar resolver problemas sem remoção das causas, refletida no absurdo número de angioplastias coronárias em pacientes estáveis, frequentemente adotadas como primeira e única providência. Na Cardiosport, defendemos e praticamos uma estratégia que considera obrigatório mudanças estruturais do estilo de vida (exercícios físicos, alimentação saudável, controle do estresse e remoção de hábitos nocivos como o tabagismo) e tratamento farmacológico otimizado, considerando o método intervencionista (angioplastias coronárias e cirurgias cardíacas) uma exceção, e não a regra.” (Dr. Tales de Carvalho, Cardiologista e especialista em Medicina do Exercício e Esporte, CRM - SC: 4557 / RQE: 4525)

 

A Dinâmica do Colesterol

 

A dinâmica do colesterol no organismo humano é um ótimo exemplo de como os hábitos saudáveis podem mudar a nossa vida. O colesterol proveniente da alimentação e produzido no fígado é carregado para as diferentes partes do nosso corpo pelas moléculas de LDL (Lipoproteína de baixa densidade). O que sobra, após o colesterol ter sido utilizado para as suas funções (o “lixo”), é levado para reciclagem ou eliminação pelas moléculas de HDL (Lipoproteína de alta densidade).

 

É a sintonia entre o funcionamento dessas moléculas de transporte, o equilíbrio entre produção e remoção, que determina se o colesterol está acumulando e prejudicando o organismo ou não.

 

“É por isso que existem pessoas com altos valores de colesterol, mas com as artérias íntegras, pois o colesterol produzido está sendo removido adequadamente. E também é por isso que pessoas com baixos valores de colesterol, mas sedentárias, podem ter artérias obstruídas. É preciso que exista um mecanismo eficiente de eliminação.” (Dr. Tales de Carvalho, Cardiologista e especialista em Medicina do Exercício e Esporte, CRM - SC: 4557 / RQE: 4525).

 

Colesterol e Exercícios Físicos

 

A prática regular de exercícios é determinante para a regulação do mecanismo de transporte e eliminação do colesterol. A atividade física diminui a produção do LDL pequeno e denso, que costuma penetrar nas artérias e causar obstrução e problemas cardiovasculares, como o infarto do coração.

 

Exercícios físicos regulares também fazem com que as moléculas de HDL tornem-se mais ágeis na remoção do colesterol. Aperfeiçoam o funcionamento dos subtipos de HDL que atuam melhor e reduzem a participação dos subtipos que não funcionam tão bem.

 

A prática regular de atividade física pode não provocar grandes mudanças nos valores do colesterol presentes nos exames, mas muda completamente a sua dinâmica e o impacto que ele tem no organismo.

 

“O melhor funcionamento do sistema de transporte e eliminação do colesterol proporcionado pelo exercício físico inibe o aparecimento da aterosclerose e pode fazer a doença regredir. Pessoas sedentárias, que se alimentam mal e fumam, devem se preocupar muito mais com o valor do colesterol do que pessoas com um estilo de vida saudável”. (Dr. Tales de Carvalho, Cardiologista e especialista em Medicina do Exercício e Esporte, CRM - SC: 4557 / RQE: 4525).

 

Estilo de Vida Saudável

 

Antigamente, as pessoas diagnosticadas com problemas do coração eram proibidas de praticar atividade física. Hoje, os efeitos protetores dos exercícios sobre o sistema circulatório são bastante conhecidos.

 

Além de regular a dinâmica do colesterol, o exercício físico melhora a sensibilidade à insulina, acelera a queima de gorduras, aumenta a capacidade que as artérias têm de dilatar e contrair, mantém a densidade mineral óssea e a capacidade metabólica muscular. Aperfeiçoa a circulação sanguínea como um todo.

 

Por tudo isso, pessoas com sintomas de doenças do coração e que passaram por um procedimento médico devem começar a praticar atividade física regular e supervisionada assim que possível. De preferência, em um programa de prevenção e reabilitação cardiovascular.

 

Os programas de prevenção e reabilitação cardiovascular envolvem a supervisão do tratamento farmacológico, aconselhamento nutricional e psicológico, com especial atenção para suspensão do tabagismo e uso de drogas em geral. O acompanhamento dos fisioterapeutas e dos educadores físicos nas sessões de treinamento possibilita uma evolução mais rápida e segura dos pacientes.

 

“O programa de Reabilitação Cardiovascular envolve tanto exercícios de resistência aeróbica quanto treinamento de força, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. Ele é feito sempre de forma supervisionada e respeitando a patologia e a condição clínica de cada paciente” (Dra. Ananda Caixeta Carneiro (CRM 15082 | Cardiologia 11783).

 

A escolha da modalidade, do volume e intensidade devem variar de pessoa para pessoa. Porém, a ideia principal de qualquer programa supervisionado de exercícios é a progressão: quem pode fazer mais, deve fazer mais.

 

“Não podemos pensar no colesterol de forma isolada. O exercício físico tem grande impacto na saúde cardiovascular. Alguns estudos mostram que os exercícios resistidos como a musculação reduzem a pressão arterial tanto quanto os exercícios aeróbios”. (Dr. Tales de Carvalho, Cardiologista e especialista em Medicina do Exercício e Esporte, CRM - SC: 4557 / RQE: 4525).

 

A utilização dos medicamentos para controle do colesterol como as estatinas, com funcionamento comprovado cientificamente, e os procedimentos de intervenção médica como a Angioplastia ou a Cirurgia de Revascularização do Miocárdio (popularmente conhecida como ponte de safena), quando criteriosamente utilizados, mas não como regra, podem ser decisivos para a vida dos pacientes.

 

Hoje, principalmente, precisamos recuperar os valores de um estilo de vida saudável. Os cuidados com a prevenção devem ser constantes e passam pela forma como alimentamos e exercitamos nosso corpo. As intervenções farmacológicas e cirúrgicas devem ser reservadas para os casos especiais, e serem acompanhadas sempre pela prática de hábitos saudáveis.

 

A Cardiosport atua desde 1997 no tratamento e na prevenção de doenças cardiovasculares. Conheça o nosso programa de Reabilitação Cardiovascular e mantenha o seu colesterol sob controle.

 

Sobre o autor: Dr. Tales de Carvalho (CRM-SC 4557 / RQE 4525)  é Cardiologista e especialista em Medicina do Exercício e Esporte, com Doutorado em Medicina (área de patologia) pela USP. Destaca-se pela atuação profissional e científica relacionadas à Prevenção e Reabilitação Cardiovascular, Pulmonar e Metabólica (PRCPM). Exerce também uma intensa atividade como palestrante, discorrendo sobre a influência do estilo de vida, especialmente do exercício físico, na prevenção e tratamento de doenças e na promoção de saúde e qualidade de vida. Professor Titular do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), é orientador de alunos dos cursos de mestrado e doutorado, e coordena as ações de pesquisa do Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício. Sócio Fundador, Diretor Técnico e Médico da Clínica de Prevenção e Reabilitação CARDIOSPORT.


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Cardiosport

A Clínica Cardiosport de Prevenção e Reabilitação foi fundada em 1997 e, desde então, tem como proposta a promoção de saúde.

Saúde

Agendamento telefônico

Aviso

Segunda a sexta, das 7h às 20h 

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico. 

Horário de funcionamento

Segunda à sexta, das 7h às 20h30 

Responsável Técnico:

Dr. Tales de Carvalho - CRM-SC: 4557

Clínica

Siga a Cardiosport:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Clínica Cardiosport