Fisioterapia na Cardiosport: importância do atendimento individualizado

 

A Fisioterapia é bastante conhecida pelo diagnóstico e tratamento de pacientes com dores e dificuldades para realizar movimentos. Ela é muito indicada nos casos de pessoas vítimas de lesões e traumas provocados por acidentes, e que sofrem com degenerações decorrentes do próprio processo de envelhecimento humano e de características genéticas.

No entanto, a Fisioterapia também cumpre um papel importante na prevenção de problemas de saúde. Os tratamentos fisioterápicos podem contribuir decisivamente tanto para a manutenção e desenvolvimento de órgãos, sistemas e funções, quanto para a sua reabilitação.

 

Existem, porém, alguns fatores que devem ser observados para que os objetivos dos pacientes sejam plenamente alcançados. Nesse texto, vamos mostrar a você a importância de realizar o seu tratamento em um centro de saúde de referência, como a Cardiosport.

 

O atendimento individualizado, feito por profissionais capacitados, com formação nas múltiplas especialidades da Fisioterapia, tende a tornar as consultas e as sessões mais eficientes, seguras e agradáveis.

 

Atendimento Individualizado

 

As dores e as limitações para realizar movimentos do dia a dia como deitar, sentar, caminhar ou até treinar e participar de competições esportivas, costumam prejudicar de forma drástica a qualidade de vida.

Para tratar de forma satisfatória cada paciente, precisamos levar sempre em conta que as pessoas são diferentes umas das outras. Além da idade e do condicionamento físico, os pacientes possuem características biológicas, estilos de vida e históricos de saúde que precisam ser avaliados e tratados de forma individual.

 

“Duas pessoas podem ter lesões na mesma região do corpo, mas apresentarem desequilíbrios musculoesqueléticos completamente diferentes, que irão exigir do profissional uma atenção e um tratamento exclusivo” (Fernanda Raquel Bonesi, Fisioterapeuta - Crefito 10 20790 - F).

 

Em centros de saúde de referência, como a Clínica Cardiosport, a  Fisioterapia é feita de forma individual.

 

A Primeira Consulta

 

Os pacientes podem procurar a Fisioterapia por iniciativa própria (para prevenção de lesões, por exemplo) ou por encaminhamento médico (como no caso de traumas). Em ambos as situações, as diferenças entre um atendimento comum e um atendimento individualizado podem ser notadas logo na primeira consulta.

O primeiro contato entre paciente e fisioterapeuta costuma durar cerca de uma hora e serve para que o profissional faça uma avaliação ampla do estado de saúde e das condições físicas do indivíduo. Uma anamnese completa é realizada, com medidas de postura, pressão arterial e outras análises vitais.  

Em pacientes encaminhados, o diagnóstico médico é um instrumento de fundamental importância, e servirá como ponto de partida para que o fisioterapeuta realize a investigação global dos distúrbios e dos fatores de risco que podem estar associados aos problemas de saúde.

 

“O atendimento individualizado de Fisioterapia não busca apenas a cura do problema de saúde específico (como uma dor ou lesão), mas procura entender e solucionar os desequilíbrios corporais individuais que levaram o paciente a ter o problema - as causas da doença” (Fernanda Raquel Bonesi, Fisioterapeuta - Crefito 10 20790 - F)

 

Após a primeira consulta, o profissional pode traçar um plano exclusivo para o paciente. Em centros de referência como a Cardiosport, os fisioterapeutas, além de toda a bagagem acadêmica, possuem formação em diversas especialidades, como:

 

  • Pilates;

  • Reeducação Postural Global (RPG);

  • Técnica Mulligan;    

  • Acupuntura;

  • Microfisioterapia;

  • Dry Needling;

  • Drenagem linfática;

  • Disfunção Temporomandibular (ATM);       

  • Análise da marcha em 3D;

 

Aparelhos como ultrassom e TENS (eletroestimulação) também estão à disposição. Assim, o tratamento não fica restrito a apenas um método. Os pacientes podem ter - dependendo da necessidade e dentro de uma mesma sessão - técnicas variadas de diversas metodologias, selecionadas e aplicadas de acordo com o mapeamento global feito na primeira consulta, respeitando a segurança e a progressão de cada indivíduo.

 

Caso o profissional identifique alguma necessidade particular do paciente para a qual não esteja plenamente capacitado, ele poderá indicá-lo para algum dos colegas que fazem parte da equipe de Fisioterapia da Clínica - e que tenha a formação necessária. O atendimento individual permite que isso seja feito de forma mais sensível. As indicações também podem ser feitas por profissionais de outras áreas, como médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos. Centros como a Cardiosport possuem tratamentos multidisciplinares dentro da própria clínica.

 

Viva melhor e sem dores. A Fisioterapia pode ajudar você a manter a sua independência nos movimentos do dia a dia, auxiliar na prevenção de lesões graves e pode melhorar o seu desempenho esportivo. A Cardiosport é referência em prevenção, medicina do esporte e reabilitação. Além da Fisioterapeuta Fernanda Raquel Bonesi (Crefito 10 20790 - F), nossa equipe conta com a atuação da Fisioterapeuta Luiza Parizotto Audino (Crefito 10 153334 - F), especializada em Microfisioterapia, e do Fisioterapeuta Ricardo Gonçalves Schroder (Crefito 10 111349 - F), especializado em análise da Marcha em 3D.

 

Sobre a autora: Fernanda Raquel Bonesi (Crefito 10 20790 - F) é graduada em Fisioterapia pela Universidade Feevale em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Possui mais de 20 anos de experiência profissional e cursos de especialização em Reeducação Postural Global (RPG), Acupuntura, Técnica Mulligan,  Disfunção Temporomandibular (ATM) e Pilates. Atualmente, cursa a pós-graduação em Musculação Terapêutica e é Fisioterapeuta da Clínica Cardiosport.




 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Cardiosport

A Clínica Cardiosport de Prevenção e Reabilitação foi fundada em 1997 e, desde então, tem como proposta a promoção de saúde.

Saúde

Agendamento telefônico

Aviso

Segunda a sexta, das 7h às 20h 

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico. 

Horário de funcionamento

Segunda à sexta, das 7h às 20h30 

Responsável Técnico:

Dr. Tales de Carvalho - CRM-SC: 4557

Clínica

Siga a Cardiosport:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Clínica Cardiosport