Reabilitação Cardíaca: o que é e como funciona

 

 

 

A reabilitação cardíaca é um programa multidisciplinar que busca devolver a independência e a qualidade de vida aos pacientes com doenças do coração. Com a orientação de profissionais de diversas especialidades, os pacientes são conduzidos a praticar atividades físicas regulares, a mudar seus hábitos alimentares e contam com apoio para tratar transtornos de ansiedade/depressão.

 

“O ideal é que o processo de reabilitação cardíaca comece já no hospital. A partir de uma conversa com o paciente, deve-se abordar a necessidade e os benefícios da prática dos exercícios físicos e mudanças no estilo de vida.” - Dra Ananda Caixeta Carneiro (CRM 15082 | Cardiologia 11783).

 

De forma geral, as doenças do coração como a Insuficiência Cardíaca, pós Infarto Agudo do Miocárdio e a realização de grandes procedimentos como as Cirurgias de Ponte de Safena e de Válvulas implicam perdas na capacidade aeróbia e de massa muscular. Esses fatores prejudicam a qualidade de vida das pessoas, que podem passar a ter dificuldades para realizar as atividades do cotidiano.

 

“Os programas de reabilitação cardíaca oferecem sessões de exercícios físicos supervisionadas por educadores físicos e/ou  fisioterapeutas de acordo com a doença de cada paciente. Ainda, contam com atendimento psicológico e nutricional, quando necessário, e acompanhamento do cardiologista responsável. O ajuste terapêutico atrelado às mudanças no estilo de vida proporciona ao paciente uma grande redução do risco de novos eventos cardiovasculares e redução de mortalidade”. - Dra Ananda Caixeta Carneiro (CRM 15082 | Cardiologia 11783).

 

Como funciona a reabilitação cardíaca?

 

O paciente é estimulado a realizar atividades físicas de forma progressiva, ainda no hospital, pela equipe de fisioterapia. Alguns pacientes conseguem fazer apenas alongamentos e exercícios respiratórios num primeiro momento, outros já conseguem subir escadas e caminhar nos corredores. A mobilização precoce dos pacientes reduz o tempo de internação hospitalar e  recupera a confiança.

 

Após a alta hospitalar, a recomendação é de que os pacientes sejam encaminhados para centros de reabilitação cardíaca para dar seguimento ao tratamento.

 

“No programa de reabilitação cardíaca da Clínica Cardiosport, os pacientes são recebidos pela equipe médica, que realiza uma série de avaliações. Uma das principais é a avaliação ergoespirométrica.” - Dra Ananda Caixeta Carneiro (CRM 15082 | Cardiologia 11783).

 

Avaliação Ergoespirométrica

 

A avaliação ergoespirométrica é um teste de esforço realizado em  esteira rolante ou em bicicleta, em que o paciente é cuidadosamente monitorado durante a execução do exercício físico.  Nele, o paciente utiliza um analisador de gases, que mostra de forma precisa a real capacidade do indivíduo pela medida do VO2 máximo.

 

A partir dessa avaliação, a equipe da clínica define quais são as condições físicas e as zonas de treinamento mais seguras e mais eficientes para cada indivíduo.

 

“O exame pode ser realizado pela grande maioria dos pacientes desde que consiga caminhar ou pedalar de forma segura.”  - Dra Ananda Caixeta Carneiro (CRM 15082 | Cardiologia 11783).

 

As Sessões de Treinamento

 

Após a avaliação ergoespirométrica, o paciente já pode iniciar as atividades na clínica. Com base no diagnóstico médico, as sessões passam a ser prescritas e acompanhadas de perto por profissionais de educação física e fisioterapeutas, que passam a conhecer as condições de cada paciente e monitoram a realização de treinos aeróbios e de força, para que cada indivíduo realize o seu exercício físico com eficiência e segurança, dentro de suas possibilidades e de acordo com as suas necessidades.

 

“As sessões de treinamento são realizadas várias vezes na semana e costumam ter duração de uma hora. Elas podem envolver tanto exercícios de força, como treinos funcionais e musculação em aparelhos e com pesos livres, como exercícios aeróbios de caminhada, corrida, bicicleta ergométrica e até hidroterapia.” - Dra Ananda Caixeta Carneiro (CRM 15082 | Cardiologia 11783).

 

Além dos exercícios físicos personalizados, os programas de reabilitação cardíaca devem envolver profissionais da saúde de outras áreas, como da nutrição, e atividades que reduzam o estresse, como yoga e meditação.

 

Se você é portador de cardiopatia, procure seu médico, esclareça suas dúvidas e faça uma avaliação clínica completa com profissionais especializados. O programa de Reabilitação Cardíaca pode ajudar você a mudar os seus hábitos e a ganhar saúde e a melhorar sua qualidade de vida.

 

A Cardiosport atua desde 1997 no tratamento e na prevenção de doenças cardiovasculares. Conheça o nosso programa de Reabilitação Cardiovascular.

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Cardiosport

A Clínica Cardiosport de Prevenção e Reabilitação foi fundada em 1997 e, desde então, tem como proposta a promoção de saúde.

Saúde

Agendamento telefônico

Aviso

Segunda a sexta, das 7h às 20h 

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico. 

Horário de funcionamento

Segunda à sexta, das 7h às 20h30 

Responsável Técnico:

Dr. Tales de Carvalho - CRM-SC: 4557

Clínica

Siga a Cardiosport:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Clínica Cardiosport