
No texto “Treinamento funcional: benefícios para jovens, adultos, idosos e atletas”, falamos que o corpo possui diversas capacidades físicas, como força, potência, velocidade e resistência aeróbia. E que, diferente dos exercícios tradicionais, que têm como foco específico alguma dessas valências, o treinamento funcional procura utilizar todas elas, de acordo com a individualidade, limitações e potencialidades de cada pessoa.
“No treinamento funcional, os exercícios são semelhantes às situações cotidianas. Envolvem gestos motores como puxar, saltar, agachar e lançar. Enquanto na musculação geralmente o praticante realiza movimentos com eixos definidos e isolados, o treinamento funcional explora a qualidade de movimento em vários planos” - Wagner Merida Bomfim (CREF 021475-g/SC), Bacharel em Educação Física.
No entanto, para que o treinamento funcional seja realmente personalizado e eficiente, é necessário realizar uma avaliação profunda. Seja para um jovem atleta em busca de performance, ou para um idoso em reabilitação, a prescrição de exercícios deve ter como base informações concretas, extraídas a partir de critérios científicos sobre a análise dos padrões de movimento do aluno.
“Antes de iniciar as sessões e começar a treinar, é necessário que o profissional responsável possa fazer um diagnóstico completo, para elaborar o planejamento mais adequado. Um mesmo exercício pode ser bastante benéfico para um aluno e, ao mesmo tempo, extremamente prejudicial para outro” - Wagner Merida Bomfim (CREF 021475-g/SC), Bacharel em Educação Física.
Functional Movement Screen (FMS)
Na Clínica Cardiosport, antes da prescrição dos treinos, fazemos uma avaliação do movimento conhecida como Functional Movement Screen (FMS). Com ela, é possível - a partir da execução de 7 testes - identificar as condições de estabilidade e mobilidade em movimento. São eles:
Deep Squat (Agachamento profundo): Nesse teste, o aluno deve realizar um agachamento profundo ao mesmo tempo que eleva uma barra reta acima da cabeça.
Hurdle Step (Passada sobre obstáculo): Com a barra apoiada posteriormente sobre os ombros, o aluno deve realizar uma passada sobre um obstáculo mantendo a postura adequada.
Inline Lunge (Afundo em linha): Com a barra paralela à coluna, o aluno deve executar o exercício afundo com os pés alinhados.
Shoulder Mobility (mobilidade de ombros): Neste exercício, o aluno deve levar as mãos fechadas às costas e tentar encostá-las.
Active Straight-leg raise (Elevação ativa de perna reta): Deitado de costas para o chão, o aluno deve elevar, o máximo que puder, uma perna de cada vez.
Trunk stability push up (flexão de estabilidade do tronco): No caso dos homens, os alunos deverão realizar uma flexão com as mãos na altura da cabeça. Para as mulheres, as flexões devem partir da altura dos ombros.
Rotatory Stability (estabilidade rotatória): Partindo da posição de quatro apoios, os alunos deverão tentar encostar o joelho e o cotovelo do mesmo lado do corpo sem perder o equilíbrio.
“O Functional Movement Screen (FMS) não se destina a diagnosticar problemas ortopédicos, mas sim demonstrar oportunidades para melhorar o movimento de indivíduos” - - Wagner Merida Bomfim (CREF 021475-g/SC), Bacharel em Educação Física.
Desta forma, a partir de protocolos de avaliação funcional como o Functional Movement Screen (FMS), pode-se ter um diagnóstico para uma melhor prescrição de treinamento e corrigir os padrões de movimentos deficientes identificados no teste, reduzindo dores por falta de mobilidade e estabilidade articular, prevenindo lesões e, como consequência, progredindo nos treinamentos, com uma melhor qualidade de vida.
Cuide da sua saúde! A Clínica Cardiosport possui um espaço exclusivo, dedicado ao treinamento funcional. Nossos profissionais são referência em prevenção, medicina do esporte e reabilitação. Conte conosco.
Sobre o autor: Wagner Merida Bomfim (CREF 021475-g/SC) é Bacharel em Educação Física e Esporte pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Possui certificações em treinamento funcional CFSC nível 2 ( de força e condicionamento funcional), avaliação funcional do movimento (Functional Movement Screen 2) e Kettlebell Training (FKB). É treinador de Triathlon nível 1- CBTri, Personal Trainer e coordenador do serviço de treinamento funcional da Clínica Cardiosport.