A importância da Avaliação Funcional para a Saúde e Performance

 

No texto “Treinamento funcional: benefícios para jovens, adultos, idosos e atletas”, falamos que o corpo possui diversas capacidades físicas, como força, potência, velocidade e resistência aeróbia. E que, diferente dos exercícios tradicionais, que têm como foco específico alguma dessas valências, o treinamento funcional procura utilizar todas elas, de acordo com a individualidade, limitações e potencialidades de cada pessoa. 

 

         “No treinamento funcional, os exercícios são semelhantes às situações cotidianas. Envolvem gestos motores como puxar, saltar, agachar e lançar. Enquanto na musculação geralmente o praticante realiza movimentos com eixos definidos e isolados, o treinamento funcional explora a qualidade de movimento em vários planos” - Wagner Merida Bomfim (CREF 021475-g/SC), Bacharel em Educação Física.

 

No entanto, para que o treinamento funcional seja realmente personalizado e eficiente, é necessário realizar uma avaliação profunda. Seja para um jovem atleta em busca de performance, ou para um idoso em reabilitação, a prescrição de exercícios deve ter como base informações concretas, extraídas a partir de critérios científicos sobre a análise dos padrões de movimento do aluno.

 

               “Antes de iniciar as sessões e começar a treinar, é necessário que o profissional responsável possa fazer um diagnóstico completo, para elaborar o planejamento mais adequado. Um mesmo exercício pode ser bastante benéfico para um aluno e, ao mesmo tempo, extremamente prejudicial para outro” - Wagner Merida Bomfim (CREF 021475-g/SC), Bacharel em Educação Física.

 

Functional Movement Screen (FMS)

 

 Na Clínica Cardiosport, antes da prescrição dos treinos, fazemos uma avaliação do movimento conhecida como Functional Movement Screen (FMS). Com ela, é possível - a partir da execução de 7 testes - identificar as condições de estabilidade e mobilidade em movimento. São eles:

 

  • Deep Squat (Agachamento profundo): Nesse teste, o aluno deve realizar um agachamento profundo ao mesmo tempo que eleva uma barra reta acima da cabeça. 

  • Hurdle Step (Passada sobre obstáculo): Com a barra apoiada posteriormente sobre os ombros, o aluno deve realizar uma passada sobre um obstáculo mantendo a postura adequada.

  • Inline Lunge (Afundo em linha): Com a barra paralela à coluna, o aluno deve executar o exercício afundo com os pés alinhados.

  • Shoulder Mobility (mobilidade de ombros): Neste exercício, o aluno deve levar as mãos fechadas às costas e tentar encostá-las.

  • Active Straight-leg raise (Elevação ativa de perna reta): Deitado de costas para o chão, o aluno deve elevar, o máximo que puder, uma perna de cada vez.

  • Trunk stability push up (flexão de estabilidade do tronco): No caso dos homens, os alunos deverão realizar uma flexão com as mãos na altura da cabeça. Para as mulheres, as flexões devem partir da altura dos ombros.

  • Rotatory Stability (estabilidade rotatória): Partindo da posição de quatro apoios, os alunos deverão tentar encostar o joelho e o cotovelo do mesmo lado do corpo sem perder o equilíbrio.

 

        “O Functional Movement Screen (FMS) não se destina a diagnosticar problemas ortopédicos, mas sim demonstrar oportunidades para melhorar o movimento de indivíduos” -  - Wagner Merida Bomfim (CREF 021475-g/SC), Bacharel em Educação Física.  

 

Desta forma, a partir de protocolos de avaliação funcional como o Functional Movement Screen (FMS), pode-se ter um diagnóstico para uma melhor prescrição de treinamento e corrigir os padrões de movimentos deficientes identificados no teste, reduzindo dores por falta de mobilidade e estabilidade articular, prevenindo lesões e, como consequência, progredindo nos treinamentos, com uma melhor qualidade de vida.

 

Cuide da sua saúde! A Clínica Cardiosport possui um espaço exclusivo, dedicado ao treinamento funcional. Nossos profissionais são referência em prevenção, medicina do esporte e reabilitação. Conte conosco.

 

 

Sobre o autor: Wagner Merida Bomfim (CREF 021475-g/SC) é Bacharel em Educação Física e Esporte pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Possui certificações em treinamento funcional CFSC nível 2 ( de força e condicionamento funcional), avaliação funcional do movimento (Functional Movement Screen 2) e Kettlebell Training (FKB). É treinador de Triathlon nível 1- CBTri, Personal Trainer e coordenador do serviço de treinamento funcional da Clínica Cardiosport.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Cardiosport

A Clínica Cardiosport de Prevenção e Reabilitação foi fundada em 1997 e, desde então, tem como proposta a promoção de saúde.

Saúde

Agendamento telefônico

Aviso

Segunda a sexta, das 7h às 20h 

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico. 

Horário de funcionamento

Segunda à sexta, das 7h às 20h30 

Responsável Técnico:

Dr. Tales de Carvalho - CRM-SC: 4557

Clínica

Siga a Cardiosport:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Clínica Cardiosport