Ergoespirometria: segurança e desempenho esportivo

 

A Ergoespirometria é um teste de esforço físico supervisionado por médicos. Trata-se da união do teste ergométrico convencional com a análise do ar inspirado e expirado pelo paciente - o que fornece diversas informações sobre o desempenho físico e ajuda a medir as respostas dos sistemas cardiovascular, muscular e pulmonar às situações de esforço. 

 

      “A Ergoespirometria é um exame indicado tanto para atletas em busca de desempenho, pessoas saudáveis que estão iniciando uma atividade física intensa, quanto pacientes cardíacos ou que possuem fatores de risco cardiovasculares associados, mesmo que assintomáticos, como hipertensão, diabetes e colesterol alto” - Dr. Pablo de Souza, Cardiologista e Especialista em Clínica Médica (CRM 19618 / RQE 17374 / RQE 17375).

 

Como funciona?

 

Na Ergoespirometria, o paciente é submetido a um esforço físico máximo. Ela pode ser realizada tanto em esteira ergométrica, com variação de diferentes graus de velocidade e inclinação, como em cicloergômetro (bicicleta ergométrica), com aplicação de diferentes níveis de resistência. 

 

      “O teste é uma prova de esforço máximo, com aumento progressivo da carga de esforço. A duração total varia normalmente entre 8 e 12 minutos, sempre com a supervisão médica. Caso não ocorra qualquer intercorrência, quem determina o final do teste muitas vezes é o paciente, mesmo que ele já tenha atingido a frequência cardíaca máxima esperada, isto claro se ainda não tiver alcançado o VO2 Máximo (consumo máximo de oxigênio)” - Dr. Pablo de Souza, Cardiologista e Especialista em Clínica Médica (CRM 19618 / RQE 17374 / RQE 17375).

 

Ergoespirometria para prática esportiva

 

Para atletas, a Ergoespirometria é muito importante para identificação precisa das zonas de esforço (limiares) e correta prescrição do treinamento. No exame, são identificados os limiares de treinamento e o VO2 Máximo - a capacidade máxima de absorver e metabolizar oxigênio para produção de energia e que mostra o condicionamento físico do indivíduo.

 

      “Com a Ergoespirometria, o atleta ou o iniciante na prática esportiva tem um perfil completo de como o próprio corpo responde ao exercício físico. Com isso, é possível direcionar melhor os treinamentos, potencializando os resultados com a realização de esforços mais precisos” -  Dr. Pablo de Souza, Cardiologista e Especialista em Clínica Médica (CRM 19618 / RQE 17374 / RQE 17375). 

 

Ergoespirometria e doenças cardíacas

 

A Ergoespirometria também é muito importante para pacientes que já passaram por eventos cardiovasculares, como o infarto, ou que possuem fatores de risco cardiovasculares e não possuem sintomas, como pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade. 

O exame auxilia na avaliação funcional de doenças cardíacas e pulmonares, como na quantificação e estratificação do risco coronariano e de pacientes com miocardiopatias (doenças do músculo cardíaco).

 

     Com a Ergoespirometria é possível estimar quais as chances de um paciente já diagnosticado com alguma patologia cardíaca ou mesmo assintomático de desenvolver algum problema cardiovascular no futuro” - Dr. Pablo de Souza, Cardiologista e Especialista em Clínica Médica (CRM 19618 / RQE 17374 / RQE 17375). 

 

É consenso hoje que a prática de exercícios físicos é fundamental para a prevenção e reabilitação de pacientes cardíacos ou com risco cardiovascular. Para isso, assim como acontece com os atletas, é necessário identificar exatamente qual a intensidade ideal e segura de treinamento. O que é realizado pela Ergoespirometria.

 

 

Orientações para o teste Ergoespirométrico

 

  • Chegar com 30 minutos de antecedência;

  • Trazer o pedido médico (a falta poderá impossibilitar a realização do exame), carteira do convênio e documento com foto;

  • Não fumar no período de 3 horas antes do exame;

  • Não praticar atividade física e esforço não habitual por 12hrs antes;

  • Não beber café, chá preto, bebidas alcoólicas ou refrigerantes até 2 horas antes;

  • Não aplicar cremes, bronzeadores ou substâncias oleosas no tórax por 24 horas antes;

  • Fazer uma refeição leve até 2hrs antes);

  • Trazer toalha de rosto;

  • Usar roupa adequada para prática de exercícios físicos e tênis para caminhada.

 

Importante: Paciente menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável ou representante legal. Comunicar com máximo de antecedência caso ocorra algum imprevisto que impossibilite a realização dos procedimentos.

 

Pratique exercícios físicos com maior desempenho e segurança. Faça a Ergoespirometria em uma clínica especializada, com profissionais experientes. A Equipe da Clínica Cardiosport pode lhe ajudar!


 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Cardiosport

A Clínica Cardiosport de Prevenção e Reabilitação foi fundada em 1997 e, desde então, tem como proposta a promoção de saúde.

Saúde

Agendamento telefônico

Aviso

Segunda a sexta, das 7h às 20h 

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico. 

Horário de funcionamento

Segunda à sexta, das 7h às 20h30 

Responsável Técnico:

Dr. Tales de Carvalho - CRM-SC: 4557

Clínica

Siga a Cardiosport:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Clínica Cardiosport