Nutrição na Cardiosport: Precisão com exames de bioimpedância e calorimetria

 

 

Calcular uma dieta e fazer um planejamento nutricional completo, com base na reeducação alimentar, no ganho de saúde e de performance, é um trabalho que precisa ser personalizado. Cada paciente possui um organismo com características próprias e hábitos de vida particulares. O que serve para um indivíduo não serve necessariamente para o outro. E esse é um dos grandes desafios dos profissionais da nutrição.

 

Ao longo das últimas décadas, as pesquisas na área da nutrição fizeram com que esta ciência se desenvolvesse e ganhasse cada vez mais importância.

 

Hoje, não é possível imaginar um estilo de vida saudável ou um atleta de alto desempenho sem o devido cuidado com a alimentação. O acompanhamento nutricional também faz parte do tratamento de diversas doenças congênitas e adquiridas.

 

Diversos instrumentos foram estudados e desenvolvidos para que os nutricionistas possam calcular, de forma individualizada, as necessidades de cada pessoa - e chegar aos objetivos desejados. De início, as técnicas utilizadas eram baseadas em cálculos e estimativas científicas. Hoje, porém, existem ferramentas ainda mais precisas, capazes de auxiliar o profissional da nutrição no planejamento eficaz.

 

Os equipamentos de calorimetria e bioimpedância, disponibilizados pela Clínica Cardiosport, são dois bons exemplos disso. Nós falaremos mais sobre eles a seguir.

 

Calorimetria

 

O trabalho do nutricionista não se resume a apenas uma consulta. Apesar de todo o conhecimento científico, algumas estratégias traçadas precisam ser revistas e modificadas ao longo do tempo, de acordo com a evolução de cada pessoa. O exame de calorimetria permite conhecer melhor o estado inicial dos pacientes e realizar os ajustes de forma ainda mais correta em sua nutrição.

 

“O exame de calorimetria fornece informações precisas sobre a taxa metabólica basal de cada indivíduo - ou seja, quantas calorias cada pessoa precisa por dia para viver. Esses dados são fundamentais para fazer um planejamento preciso” Dr.Guilherme Cysne Rosa, Nutricionista (CRN 1199).

 

O exame de calorimetria dura cerca de 15 minutos, é realizado no consultório e é totalmente indolor. O paciente fica deitado em uma maca e é orientado a respirar por um bocal, conectado a um aparelho. É este equipamento que calcula a quantidade de oxigênio consumido pela pessoa - e a quantidade mínima de calorias que o corpo precisa para funcionar.

 

“Cada ml de oxigênio consumido equivale a 5 calorias. Existem pessoas que se alimentam corretamente, que fazem exercícios e que, mesmo assim, não conseguem emagrecer. O exame de calorimetria nos ajuda a identificar como o metabolismo desse paciente funciona e a fazer um planejamento mais eficaz para ele” Dr. Guilherme Cysne Rosa, Nutricionista (CRN 1199).

 

Os atletas também podem se beneficiar do exame de calorimetria, com um planejamento em nutrição adequado para o seu próprio metabolismo, e que os ajude a treinar e a competir melhor. Não existem contra-indicações para o exame. Porém, para que os resultados sejam confiáveis, é preciso:

 

  • Não treinar no dia (ou no intervalo mínimo de 12 horas);

  • Não fazer grandes refeições em 4 horas;

 

“A calorimetria proporciona precisão na hora de montar uma dieta. O equipamento é 100% confiável. O paciente vai receber um planejamento com as calorias, teor de carboidrato, lipídios e proteínas que precisa de acordo com o seu objetivo. Além disso, nos acompanhamentos, o exame de calorimetria nos mostra os efeitos da dieta. Se ela está ou não interferindo no metabolismo - e se precisamos fazer ajustes”. Dr. Guilherme Cysne Rosa, Nutricionista (CRN 1199)

 

Bioimpedância

 

O exame de bioimpedância segue a mesma lógica do exame de calorimetria. Ele ajuda o nutricionista a conhecer o estado inicial do paciente e a fazer avaliações precisas da sua evolução, a partir de dados da sua composição corporal.

 

A técnica substitui o antigo exame de dobras cutâneas, feito a partir de inúmeros cálculos e equações escolhidas de acordo com a população atendida.

 

Além de não oferecer um resultado definitivo (pois, dependendo da equação, os resultados podem ser diferentes), o exame de dobras cutâneas é bastante difícil de ser aplicado em pessoas obesas ou com limitações físicas.

 

Já com a bioimpedância é possível medir de forma mais confortável, rápida e precisa a quantidade de músculo, gordura e água no corpo do paciente. O exame é totalmente indolor e não invasivo.

 

“O paciente fica deitado, com alguns eletrodos nas mãos e nos pés. O equipamento passa uma corrente elétrica imperceptível pelo corpo da pessoa e faz todos os cálculos” Dr. Guilherme Cysne Rosa, Nutricionista (CRN 1199).

 

Os aparelhos de bioimpedância conseguem calcular o percentual de gordura, músculos e água a partir da resistência que cada tipo de tecido oferece à corrente elétrica do equipamento. Os músculos, que geralmente possuem bastante água, deixam a eletricidade passar mais rápido. Já a gordura e os ossos, que possuem pouca água, fazem com que a corrente elétrica passe com maior dificuldade.

 

As informações obtidas são fundamentais para o início do trabalho e para o acompanhamento na nutrição. No entanto, para que o exame seja o mais preciso possível, deve-se respeitar o seguinte protocolo:

 

  • Não comer ou beber café duas horas antes do exame;

  • Não fazer exercício de alta intensidade no dia do exame;

  • Não ingerir bebidas alcoólicas 24 horas antes do exame;

  • Não passar creme nas mãos e nos pés antes do exame.

 

“As únicas contra-indicações para o exame de bioimpedância são as pacientes  gestantes ou aqueles que possuem marcapasso e ressincronizadores cardíacos” Dr. Guilherme Cysne Rosa, Nutricionista (CRN 1199)

 

Cuide da sua nutrição de forma precisa e personalizada. A Cardiosport é referência em prevenção, medicina do esporte e reabilitação. Aqui, o seu atendimento nutricional ganha ainda mais qualidade com os exames de bioimpedância e calorimetria.


Sobre o autor: Dr. Guilherme Cysne Rosa (CRN 1199), nutricionista da Cardiosport, possui intercâmbio de graduação em Nutrición humana y diétoterapia pela Universitat de Valencia (2002) e graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Itajaí (2005). Mestrado em Nutrição - Metabolismo e Dietoterapia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Pós-Graduado em Nutrição Esportiva pela Universidade Castelo Branco (2009). Pós-Graduado em Nutrição Esportiva Funcional pela VP Consultoria Nutricional (2012). Especialista em Nutrição em Esportes por Mérito pela Associação Brasileira de Nutrição (2012). Docente do Curso de Pós Graduação em Nutrição Esportiva Funcional da UNICSUL - VP. Nutricionista do AVAÍ Futebol Clube. Proprietário e Responsável técnico da SANNUTRI Consultoria e Assessoria em Nutrição.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Cardiosport

A Clínica Cardiosport de Prevenção e Reabilitação foi fundada em 1997 e, desde então, tem como proposta a promoção de saúde.

Saúde

Agendamento telefônico

Aviso

Segunda a sexta, das 7h às 20h 

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico. 

Horário de funcionamento

Segunda à sexta, das 7h às 20h30 

Responsável Técnico:

Dr. Tales de Carvalho - CRM-SC: 4557

Clínica

Siga a Cardiosport:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Clínica Cardiosport