Hipertensão, Fatores de Risco e Estilo de Vida

Jun 27, 2019 | Cardiologia

A princípio, todos são considerados hipertensos caso apresentem em repouso a persistência de uma pressão arterial acima de 140 x 90mmHg. Para o diagnóstico há necessidade de que a pressão arterial tenha sido verificada corretamente, com uso de equipamentos devidamente aferidos, e tenha permanecido elevada em mais de uma verificação na mesma consulta e em pelo menos mais uma consulta subsequente.

No Brasil, a hipertensão, conhecida popularmente como “pressão alta”, atinge 36 milhões de indivíduos, contribuindo para cerca de 50% das mortes por causa cardiovascular.

Abaixo, o Dr. Tales de Carvalho (RQE 4525 CRM/SC 4557), Cardiologista e Sócio Fundador da Cardiosport, responde algumas das perguntas mais comuns sobre hipertensão, fatores de risco e estilo de vida.

O que é a Hipertensão?

Dr. Tales: A hipertensão é o aumento da tensão que as paredes das artérias sofrem e exercem em relação ao sangue. Na grande maioria dos casos é uma condição multifatorial, muito influenciada pelos hábitos de vida, sendo um dos mais importantes fatores de risco para Infartos do Coração e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).

Quem está mais suscetível a sofrer com hipertensão?

Dr. Tales: A maioria dos casos de hipertensão está bastante relacionada ao estilo de vida das pessoas. O sedentarismo, o excesso de peso, o alcoolismo, o consumo de cigarros e a alimentação rica em sal e pobre em produtos naturais como frutas, verduras e legumes são causas de hipertensão. Os alimentos industrializados, mesmo que a gente não perceba, possuem muito sódio (sal) na sua composição, usado como conservante até mesmo nos doces. Outro fator importante é o estresse exacerbado no dia a dia.

E quais os sintomas de hipertensão?

Dr. Tales: A hipertensão é conhecida como um inimigo silencioso. A pessoa pode estar hipertensa, com uma pressão muito alta, e não sentir nenhum sintoma. O problema é que a hipertensão vai minando o organismo aos poucos, agredindo as artérias e outros alvos, sendo um fator de risco muito importante para infartos do coração, acidentes vasculares cerebrais isquêmicos e hemorrágicos, doenças nos rins etc. Por isso é tão importante o acompanhamento médico especializado, mesmo que o indivíduo não possua sintomas.

O que fazer em caso de hipertensão?

Dr. Tales: O primeiro passo é se equilibrar, adotando um estilo de vida saudável, para uma melhor qualidade de vida. A prevenção e o tratamento da hipertensão devem ter como base a prática regular de exercícios físicos, a alimentação saudável e o controle do estresse. Nos casos de hipertensos que após adoção de hábitos saudáveis permanecem com a pressão elevada, torna-se necessário acrescentar o tratamento com fármacos anti-hipertensivos.

Qual a importância da atividade física?

Dr. Tales: Melhor aptidão física e prática de exercícios físicos reduzem o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial. Em indivíduos já hipertensos os exercícios físicos reduzem a pressão arterial imediatamente após o término de sua realização, com o efeito durando de 24 a 48 horas. Sendo assim, tal como acontece com os fármacos, esta atividade necessita ser repetida periodicamente, pelo menos a cada 2 dias, para que o benefício seja mantido. Vale ressaltar que a prática regular de exercícios exerce ação hipotensora que se soma aos efeitos da farmacoterapia, o que exige eventuais ajustes, como redução de doses das medicações.

Sobre o autor:

O Prof. Dr. Tales de Carvalho (RQE 4525, CRM/SC 4557) é Diretor Técnico e Médico da Clínica de Prevenção e Reabilitação CARDIOSPORT e Professor Titular do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sendo orientador de alunos dos cursos de mestrado e doutorado. É Doutorado em Medicina (Área de Patologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e possui cursos de especialização em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP; em Medicina do Esporte pela Faculdade de Educação Física da USP; em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP e em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas. O Prof. Dr. Tales de Carvalho é membro ativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e da Sociedade Europeia de Cardiologia. Exerce também uma intensa atividade como palestrante, discorrendo sobre a influência do estilo de vida, especialmente o exercício físico, na prevenção e tratamento de doenças e na promoção de saúde e qualidade de vida

Agendar
1
Agende sua Consulta ou Exame Aqui!