Os Riscos da Desidratação para Quem tem Problemas Cardíacos

Jan 9, 2020 | Cardiologia

A desidratação é um problema bastante grave, tanto para atletas saudáveis como para pacientes com problemas cardíacos. Ela é caracterizada não só pela baixa concentração de água no organismo, mas também de sais minerais, a ponto de impedir que o corpo realize suas funções normais.

“Em pacientes com doenças cardiovasculares, os cuidados com a desidratação precisam ser ainda maiores. A perda de líquidos pode levar a um desequilíbrio na pressão arterial, provocar desmaios e diversas outras complicações” – Dra Ananda Caixeta Carneiro (CRM 15082 | Cardiologia 11783).

Causas da Desidratação

A desidratação acontece quando nós não conseguimos repor de forma adequada a água e os sais minerais eliminados pelo corpo. Quadros de febre, diarreias e vômitos podem levar à desidratação. No verão, os riscos são ainda maiores, uma vez que a transpiração torna-se mais intensa. Especialmente durante a prática de exercícios físicos.

“Muitas pessoas ainda acreditam que praticar atividades físicas no calor – ou com roupas que façam transpirar – promove o emagrecimento. Na verdade, quando uma pessoa faz isso, ela está acelerando a perda de água e sais minerais, o que pode ser muito perigoso para a saúde” – Dra Ananda Caixeta Carneiro (CRM 15082 | Cardiologia 11783).

Riscos para a Saúde

A desidratação pode provocar um aumento importante da viscosidade sanguínea e obrigar o coração a trabalhar de forma mais intensa para que possa fazer o sangue chegar a todas as regiões do corpo. Sonolência, dor de cabeça, tonturas, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca são alguns dos sintomas.

Pessoas saudáveis, que pretendem praticar atividades físicas no verão, podem evitar a desidratação ingerindo doses extras de água e sais minerais. No entanto, em pacientes com Insuficiência Cardíaca o controle é muito mais delicado.

Insuficiência Cardíaca e Desidratação

Os pacientes com Insuficiência Cardíaca precisam ter a ingesta hídrica minuciosamente controlada, uma vez que nos casos mais graves o excesso de líquido pode deflagrar complicações clínicas como retenção, edemas e falta de ar por congestão pulmonar.

“Para evitar tanto a desidratação como os problemas relacionados com o excesso de líquidos, os pacientes com Insuficiência Cardíaca precisam encontrar um equilíbrio adequado entre a ingestão hídrica e o uso de medicamentos diuréticos” – Dra Ananda Caixeta Carneiro (CRM 15082 | Cardiologia 11783).

Hipotensão Arterial

Outro problema associado com o calor e a desidratação, especialmente nas épocas mais quentes do ano, é a hipotensão arterial (popularmente conhecida como queda de pressão ou pressão baixa).

“Com o calor, naturalmente, ocorre uma maior vasodilatação periférica e queda da pressão arterial. Pacientes que utilizam medicamentos para hipertensão e/ou diuréticos devem consultar seus médicos para verificar a necessidade de ajustes no tratamento, para evitar quadros de hipotensão” – Dra Ananda Caixeta Carneiro (CRM 15082 | Cardiologia 11783).

Entre os sintomas da Hipotensão Arterial podemos citar tontura, mal estar, náuseas, vontade de vomitar, visão turva e desmaios.

Recomendações

Para evitar os problemas relacionados ao calor, como a desidratação e a hipotensão, é importante tomar alguns cuidados, como:

  • Não praticar atividades físicas em ambientes externos nas horas mais quentes do dia;
  • Usar roupas leves durante a prática de exercícios físicos;
  • Consultar o seu médico para, se necessário, ajustar as doses das medicações para pressão e medicações diuréticas;
  • Ingerir a quantidade de água recomendada pelo seu médico;

Previna-se contra a desidratação e contra a hipotensão. Converse com o seu médico e adote um estilo de vida saudável, sem descuidar do seu tratamento. Os profissionais da Clínica Cardiosport podem ajudar. Conte conosco!

Agendar
1
Agende sua Consulta ou Exame Aqui!