Colesterol Alto: como combater sem remédios

August 22, 2019

 

Entre as inúmeras dicas para manter uma vida saudável, uma das mais comuns é controlar os níveis de colesterol no organismo. Apesar de ser uma substância fundamental para a vida, o estilo de vida inadequado - má alimentação, sedentarismo, tabagismo - fez com que o colesterol se tornasse um grave problema de saúde. 

 

A última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE apontou que, em Santa Catarina, 13,3% da população está com colesterol alto. O percentual, que está acima da média nacional, coloca o estado na quarta posição entre os índices mais altos do Brasil. Os altos níveis de colesterol no sangue são fator de risco para problemas como infarto e AVC. 

 

Nós já explicamos aqui no blog como funciona a dinâmica do colesterol no organismo humano. Agora, vamos falar sobre como controlar o colesterol alto sem o uso de remédios. Boa leitura!

 

Colesterol e alimentação

 

Existem diferentes tratamentos para cada pessoa com colesterol alto. Porém, a indicação para adotar hábitos diários mais saudáveis é unânime. Um primeiro passo importante é em relação ao que comemos.

 

Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo corpo - os outros 30% são adquiridos por meio da alimentação. Por isso, uma dieta equilibrada é uma das principais maneiras de manter os níveis de colesterol LDL (o "colesterol ruim") equilibrados. 

 

As principais recomendações nutricionais são:

  • Evite alimentos com altos teores de gordura saturada - como produtos ultraprocessados (salgadinhos e bolachas de pacote), carnes, manteiga;

  • Consuma fibras regularmente - grãos, hortaliças e cereais integrais;

  • Alimentos ricos em ômega 3 são aliados na prevenção do colesterol alto - invista em peixes (como salmão e atum), sementes de linhaça, nozes;

  • Consuma de 2 a 3 porções de frutas por dia;

  • Passe a consumir a versão integral dos alimentos - pão, arroz, macarrão.  

 

Colesterol e exercícios físicos

 

Com a prática regular de exercícios físicos, é possível regular o mecanismo de transporte e eliminação do colesterol. A produção do LDL diminui e o funcionamento do HDL é aperfeiçoado.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o aconselhado é praticar pelo menos 30 minutos de atividade física, de 5 a 7 dias na semana. Exercícios aeróbicos - corrida, caminhada, natação - são indicados para pessoas com colesterol alto. Os exercícios localizados são um bom complemento para a rotina de atividades. 

 

Porém, pessoas que possuem sintomas de doenças no coração devem contar com supervisão profissional. Programas de prevenção e reabilitação cardiovascular contam com acompanhamento dos fisioterapeutas e educadores físicos nas sessões de treinamento. Isso possibilita uma evolução mais rápida e segura dos pacientes.

 

 

Há 22 anos, a Cardiosport atua no tratamento e na prevenção de doenças cardiovasculares. Conheça o nosso programa de Reabilitação Cardiovascular e mantenha o seu colesterol sob controle.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Cardiosport

A Clínica Cardiosport de Prevenção e Reabilitação foi fundada em 1997 e, desde então, tem como proposta a promoção de saúde.

Saúde

Agendamento telefônico

Aviso

Segunda a sexta, das 7h às 20h 

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico. 

Horário de funcionamento

Segunda à sexta, das 7h às 20h30 

Responsável Técnico:

Dr. Tales de Carvalho - CRM-SC: 4557

Clínica

Siga a Cardiosport:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Clínica Cardiosport