Medicina Integrativa: o paciente é o protagonista, tirando a doença do foco principal

January 10, 2019

 

Em meados de 1970, a Medicina Integrativa surgiu dentro das universidades americanas. É a soma da Medicina convencional com uma série de práticas complementares antigas, milenares, com eficiência comprovada cientificamente, como o yoga e a meditação. Nela, o processo de cura vai muito além de eliminar a doença, restabelecendo o paciente de forma integral, abordando aspectos emocionais e sociais.

 

“Em 2010, uma pesquisa realizada pelo instituto Samueli com 714 hospitais nos Estados Unidos mostrou que 42% deles já ofereciam terapias complementares. Isso inclui centros prestigiados, como o MD Anderson” - Christianne Nirvano, Professora de Meditação Mindfulness e Iyengar Yoga. Profissional de Educação Física.

 

Hoje, universidades como Harvard e Unicamp já dispõem de disciplinas e departamentos dedicados à pesquisa e aplicação de técnicas de relaxamento e afins. Em São Paulo, hospitais de ponta, como o Albert Einstein e o Sírio-Libanês, já contam com esta abordagem.

Nesse texto, nós vamos mostrar os princípios fundamentais da Medicina Integrativa e como esse tratamento é realizado na Clínica Cardiosport.

 

Paciente em primeiro lugar

 

Quando uma pessoa realiza uma Cirurgia de Revascularização do Miocárdio (Ponte de Safena), por exemplo, ela está tratando apenas as consequências da doença - a obstrução das artérias que levam sangue para o músculo do próprio coração.

 

No geral, os tratamentos médicos convencionais funcionam dessa forma: atuam sobre as regiões afetadas, mas são limitados quanto a cura das causas que levaram ao problema. No caso, os motivos que fizeram com que as artérias do paciente fossem obstruídas.

 

Sabemos hoje que, além dos aspectos físicos (como o histórico familiar e as alterações genéticas), muitas questões emocionais e sociais podem contribuir para o aparecimento e para o agravamento de doenças. Os hábitos e estilo de vida podem ser decisivos para a recuperação após a intervenção médica, para o reaparecimento de problemas ou para a melhora de quadros crônicos.

 

Por isso, para alcançar uma cura integral, não basta apenas reequilibrar o corpo. É preciso também cuidar dos aspectos cognitivos.

 

E essa é a principal característica da Medicina Integrativa: enxergar o paciente de forma integral.

 

A Medicina Integrativa considera que a superação de traumas, das ansiedades e as mudanças dos hábitos de vida podem ser tão importantes para o restabelecimento da saúde quanto um tratamento médico convencional.

 

Equipe Multidisciplinar

 

A Medicina Integrativa não troca um tratamento pelo outro, nem propõe que uma abordagem seja melhor que a outra. Pelo contrário: na Medicina Integrativa, é a combinação de diferentes abordagens que traz verdadeiros benefícios para os pacientes.  

As equipes de Medicina Integrativa são multidisciplinares e incluem, além da equipe médica tradicional, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e especialistas em atividades e terapias complementares como yoga, meditação e massagem.

 

“A meditação, o yoga e a massagem ajudam a minimizar dores, ansiedades e até os efeitos colaterais de tratamentos convencionais” - Christianne Nirvano, Professora de Meditação Mindfulness e Iyengar Yoga. Profissional de Educação Física.  

 

Indicações

 

Dentre os principais benefícios da Medicina Integrativa, podemos citar:

  • Reequilíbrio somatológico;

  • Reequilíbrio emocional;

  • Reequilíbrio nervoso;

  • Reequilíbrio psicológico.

Todos esses fatores refletem diretamente no sistema imunológico do paciente e podem ser decisivos para a prevenção de doenças, tratamento e reabilitação nas mais diversas áreas da saúde.

 

“Pacientes recém operados e/ou com doenças e dores crônicas estão entre os principais beneficiados com a Medicina Integrativa. A convivência com esses fatores faz a qualidade de vida cair significativamente. Nesses casos, as atividades multidisciplinares podem oferecer recursos e o bem estar necessários, que os métodos convencionais não conseguem” - Christianne Nirvano, Professora de Meditação Mindfulness e Iyengar Yoga. Profissional de Educação Física.

 

Apesar da variedade de tratamentos, os pacientes da Medicina Integrativa não são necessariamente submetidos a todas abordagens; considera-se as características individuais.

 

Humanização e responsabilidade

 

A Medicina Integrativa não é uma terapia complementar, mas sim a integração de vários esforços pensando no bem-estar do paciente. Entre os principais motivos que estimulam o paciente e seus familiares a procurarem a Medicina Integrativa é o fato de a mesma ser altamente humanizada, ou seja, preocupa-se com o ser humano, em ouvi-lo, atendê-lo, em dar-lhe atenção, além do tratamento necessário.

 

Na Medicina Integrativa, o paciente tem papel ativo na sua própria recuperação, aprendendo a se cuidar melhor para a manutenção da saúde e bem estar, tendo o apoio dos profissionais.

 

A Medicina Integrativa se preocupa em orientar as pessoas em relação a alimentação, relaxamento, equilíbrio emocional, nervoso e psicológico, consciência de como evitar excessos e exageros, como cuidar da saúde de forma adequada, e ter hábitos adequados para uma vida longa e saudável.

 

A Clínica Cardiosport conta com espaços dedicados e profissionais especializados em diversas atividades multidisciplinares, como meditação e yoga. Profissionais de Educação Física, Nutricionistas e Fisioterapeutas trabalham lado a lado com Médicos, para oferecer a Medicina Integrativa de alta qualidade e para todos.

 

Cuide da sua saúde! Venha para a Cardiosport e tenha mais qualidade de vida!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Cardiosport

A Clínica Cardiosport de Prevenção e Reabilitação foi fundada em 1997 e, desde então, tem como proposta a promoção de saúde.

Saúde

Agendamento telefônico

Aviso

Segunda a sexta, das 7h às 20h 

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico. 

Horário de funcionamento

Segunda à sexta, das 7h às 20h30 

Responsável Técnico:

Dr. Tales de Carvalho - CRM-SC: 4557

Clínica

Siga a Cardiosport:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Clínica Cardiosport