Dispositivos Wearables e Desempenho Esportivo

June 10, 2019

 

Se você não sai para treinar sem o seu relógio inteligente ou sem o seu aplicativo com GPS, você não está sozinho. De acordo com o American College of Sports Medicine, o uso de tecnologias Wearables é a principal tendência em saúde e fitness de 2019. E os motivos para isso são muitos!

 

Abaixo, você vai entender melhor como os Wearables podem ajudar você a melhorar o seu desempenho esportivo!

 

O que são Wearables?

 

Wearables são tecnologias vestíveis, que ajudam o atleta a conhecer e controlar o seu desempenho em determinada atividade. Exemplos disso são os relógios e pulseiras multiesportivos para corrida, natação e triatlo. Há também os medidores de potência, cadência e velocidade para ciclismo. Até mesmo aplicativos para celulares que, além de monitorar o seu exercício, permitem compartilhar o seu treino nas redes sociais.

 

Por que usar Wearables?

 

Cada pessoa possui características e objetivos próprios, que devem ser respeitados. Uma planilha de treinamento feita para uma atleta profissional pode ser bastante prejudicial para um amador, por exemplo. Nesse sentido, as tecnologias Wearables auxiliam a coletar uma grande quantidade de dados individuais e permitem uma prescrição de treinamento personalizada. Afinal, quanto mais informações o seu treinador possuir sobre você, melhor!

 

Seja em esportes coletivos ou individuais, para obter resultados consistentes e evitar lesões, é preciso conhecer e respeitar as diferentes fases do um ciclo de treinamento. Entender como o corpo do atleta está respondendo à determinada carga e quais as capacidades devem ser estimuladas em determinado momento é algo fundamental para o sucesso.

 

Existem fases de treinamento em que o volume pode ser mais interessante do que a intensidade, por exemplo. Em determinados treinos, o atleta deverá apenas recuperar o esforço feito anteriormente. Em outros, deverá treinar velocidade, força ou potência muscular. Há treinos para capacidades aeróbias e anaeróbias. Treinos técnicos, de polimento e até simulações de competição.

 

Durante as provas competitivas - ou em testes específicos para avaliação física, nos quais o esforço é máximo - o uso de tecnologias wearables permite registrar dados valiosos, que poderão ser utilizados posteriormente.

 

Assim, com essas informações em mãos, é possível identificar as zonas de treinamento alvo para cada pessoa, de acordo com os objetivos propostos. Além disso, com os dispositivos Wearables, os atletas podem ter um feedback em tempo real do seu desempenho e executar de forma mais precisa o que foi planejado pelo seu treinador.

 

Informações básicas

 

Vimos que a partir das informações fornecidas pelos dispositivos Wearables é possível identificar o perfil fisiológico dos atletas, os seus pontos fortes e as suas fraquezas. Entre as variáveis básicas mais importantes para isso, estão:

  • Frequência cardíaca;

  • Distâncias percorridas;

  • Número de passos;

  • Grau de elevação do percurso;

  • Médias e pico de velocidade;

  • Potência e cadência.

 

Dados avançados

 

Além disso, a partir de testes prévios como a Avaliação Esportiva, os dispositivos Wearables podem ajudar a monitorar o seu VO2 Máximo (índice que mostra a capacidade do corpo de absorver e metabolizar oxigênio na produção de energia) e ajustar o valor com base no calor e na altitude.

 

Alguns dispositivos são capazes hoje de medir a oximetria a partir de sensores de pulso, que monitoram os níveis de saturação de oxigênio no sangue.

 

Com os dispositivos Wearables, pode-se compartilhar e avaliar o seu histórico recente de treinamentos, com indicadores de desempenho que ajudam a descobrir se você está treinando de maneira produtiva, insuficientemente ou com excessos.

 

Alguns dispositivos mostram como determinado treino pode influenciar o desenvolvimento de resistência, da velocidade e da potência, com feedbacks aeróbicos e anaeróbicos. Eles também ajudam a controlar o tempo de recuperação, seja entre as séries ou entre as sessões de treinamento.

 

Em modalidades específicas como a corrida, os dispositivos wearables auxiliam até mesmo na parte técnica, mostrando de forma clara e precisa a cadência, o comprimento das passadas, o tempo de contato com o solo, o equilíbrio e a oscilação vertical. Informações importantes para entender o seu desempenho e aprimorá-lo.


Melhores o seu desempenho! Faça as suas avaliações esportivas periodicamente e tenha ainda mais precisão e segurança no uso de dispositivos Wearables. Os profissionais da Cardiosport estão a sua disposição.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Cardiosport

A Clínica Cardiosport de Prevenção e Reabilitação foi fundada em 1997 e, desde então, tem como proposta a promoção de saúde.

Saúde

Agendamento telefônico

Aviso

Segunda a sexta, das 7h às 20h 

As informações em nosso site tem caráter meramente informativo e não substituem as orientações do seu médico. 

Horário de funcionamento

Segunda à sexta, das 7h às 20h30 

Responsável Técnico:

Dr. Tales de Carvalho - CRM-SC: 4557

Clínica

Siga a Cardiosport:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Clínica Cardiosport